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Brasil vai investir R$ 7 bilhões em concessões de canais portuários até 2025

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Governo Federal anunciou a previsão de R$ 7 bilhões em investimentos por meio de concessões de canais portuários. O objetivo é ampliar a infraestrutura logística do país e aumentar a eficiência no escoamento da produção. A proposta inclui a participação da iniciativa privada na manutenção e modernização desses acessos aquaviários.

Canais portuários são essenciais para o comércio exterior

Os canais portuários são trechos navegáveis fundamentais para a entrada e saída de navios nos portos. Com as concessões, empresas privadas assumirão obras como dragagem, balizamento e sinalização. Dessa forma, o governo espera melhorar a navegabilidade e reduzir custos operacionais. Além disso, o modelo adotado será o “landlord port”, já utilizado com sucesso em diversos terminais brasileiros. Nesse sistema, o Estado mantém a propriedade da infraestrutura, enquanto a operação fica a cargo da iniciativa privada. Esse arranjo garante eficiência e atratividade para os investidores.

Concessões são alternativa diante das restrições orçamentárias

Devido à limitação de recursos públicos, as concessões tornaram-se uma alternativa estratégica para garantir obras de grande porte. Com o apoio do capital privado, será possível modernizar os canais de forma mais rápida e permanente. Enquanto isso, os ganhos logísticos esperados incluem maior previsibilidade nas operações e redução de atrasos. Por isso, os investimentos ajudarão a impulsionar a competitividade dos portos brasileiros no cenário internacional.

Leilões devem acontecer até o fim de 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será responsável pela estruturação dos projetos. A instituição elaborará estudos técnicos, jurídicos e econômicos para viabilizar os leilões. A previsão é que os primeiros certames ocorram até o final de 2025. Além de melhorar a infraestrutura, a proposta contribui para o fortalecimento da regulação. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) atuará no monitoramento e fiscalização das novas operações.

Expectativa é de modernização e geração de empregos

O Brasil possui uma extensa costa navegável e depende do transporte marítimo para escoar a produção. Assim, a concessão dos canais portuários deve trazer ganhos importantes em eficiência, produtividade e sustentabilidade. Dessa forma, os investimentos também devem impactar positivamente a geração de empregos diretos e indiretos. As obras e as operações exigem mão de obra especializada, além de movimentar fornecedores e serviços logísticos. Por fim, a proposta faz parte de um plano mais amplo de integração entre os modais de transporte. Ao conectar portos com rodovias e ferrovias, o governo espera construir corredores logísticos mais ágeis, modernos e sustentáveis.



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