img

Notícias

img

Leilão do megaterminal STS10 em Santos promete revolucionar o setor portuário.

O Porto de Santos, o maior da América Latina, passará por uma grande transformação. A Antaq anunciou que dividirá o leilão do novo megaterminal STS10 em duas fases. Na primeira etapa, empresas que já atuam no porto, como Maersk, MSC, Santos Brasil e DP World, ficarão de fora da disputa.

Com essa decisão, a agência busca estimular a concorrência e reduzir o risco de concentração de mercado. Espera-se que a medida abra espaço para novos operadores nacionais e internacionais. O novo terminal terá 621 mil metros quadrados e 1,3 km de cais. Consequentemente, sua capacidade de movimentação pode atingir até 3,25 milhões de TEUs por ano. O investimento necessário para isso gira em torno de R$ 6,45 bilhões. Em outras palavras, esse projeto representa um dos maiores aportes já previstos para a infraestrutura portuária do Brasil.

A diretoria da Antaq analisará a proposta no dia 5 de junho. Após isso, o processo seguirá para o Ministério de Portos e Aeroportos e depois será enviado ao TCU. Enquanto isso, o mercado já demonstra interesse pela concessão. A possibilidade de operar no maior porto da América Latina atrai empresas de diversos países.

Com a exclusão temporária das operadoras atuais, a Antaq pretende diversificar o mercado e incentivar a modernização do setor. Por isso, o leilão do STS10 pode marcar uma nova fase para a logística portuária brasileira.

Em resumo, a nova concessão pode gerar mais eficiência, inovação e desenvolvimento econômico para Santos e todo o país.



Está com dúvidas?

Temos a solução certa para a logística e consulta aduaneira da sua carga!

Entre em contato
docx file PDF