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Porto de Santos terá obra de R$112 milhões para ampliar calado no Cais da Ilha Barnabé

O Porto de Santos inicia uma nova fase de modernização com uma obra de R$112 milhões. O projeto tem como objetivo ampliar o calado no Cais da Ilha Barnabé, permitindo a atracação de navios de maior porte. Com isso, o terminal aumenta sua eficiência e fortalece a competitividade no cenário logístico nacional.
Porto amplia infraestrutura com recursos próprios
A Autoridade Portuária de Santos (APS) será responsável pelo investimento, utilizando recursos próprios. O projeto prevê a dragagem e o aprofundamento do berço de atracação, elevando o calado dos atuais 13,5 metros para aproximadamente 15 metros. Dessa forma, o porto poderá receber embarcações maiores, com maior volume de carga por viagem. Além disso, a APS informou que a obra está prevista para começar no segundo semestre de 2025, com conclusão estimada em até 21 meses. Portanto, trata-se de uma medida planejada para atender à demanda crescente e à modernização contínua da infraestrutura portuária.
Ampliação melhora eficiência operacional
A nova estrutura trará benefícios diretos à operação, como navios maiores, o que significa menos escalas para transportar o mesmo volume de carga. Consequentemente, o tempo de espera diminui, e os berços ganham mais rotatividade. Isso melhora o fluxo logístico e reduz gargalos no terminal, enquanto isso, o transporte de grandes volumes por viagem também reduz o custo por tonelada. Por esse motivo, armadores e operadores logísticos ganham em produtividade e competitividade.
Setor logístico terá novas oportunidades
A obra contribui para melhorar a previsibilidade das operações. Um porto com infraestrutura moderna facilita o planejamento de rotas e o agendamento de atracações, ou seja, toda a cadeia de suprimentos se torna mais eficiente. A modernização do Cais da Ilha Barnabé reforça o papel estratégico do Porto de Santos. O terminal é um ponto essencial para a movimentação de granéis líquidos, como combustíveis e produtos químicos. Ampliar o calado não só atende à demanda atual, como prepara o porto para os desafios futuros do comércio global.
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